quinta-feira, 4 de abril de 2019

Sugestão de plano de aula




Plano de aula

Público alvo: 4º ano.

Tema:Tecnologia como ferramenta de conhecimento para eliminar o racismo e a desigualdade.

Justificativa:O racismo no Brasil é um grande problema desde a era colonial e escravocrata impostas pelos colonizadores portugueses e permanece até os dias atuais. Diante disso é necessário se trabalhar desde cedo contra o racismo ou qualquer tipo de descriminação, trazendo informações acerca do tema que favoreçam na compreensão de tais práticas de modo leve e dinâmico, sendo a tecnologia uma ferramenta bastante atrativa, nada melhor que toma-la como aliada nessa busca de igualdade, sabendo que a tecnologia é de fato estimulante e necessária para a aprendizagem do aluno.

Objetivo Geral: Trabalhar a identidade negra bem como a diversidade presente em sala de aula e a importância da convivência baseada no respeito frente as diferenças, visando a construção de uma sociedade mais tolerante, pacifica e igual.

Objetivos específicos:
  • Discutir sobre os conceitos de racismo e preconceito.
  • Compreender a formação da sociedade brasileira a partir da miscigenação de diferentes povos (brancos, negros e indígenas);
  • Perceber as heranças de preconceito e discriminação presentes no Brasil através da mídia (televisão, publicidade) através do celular em pesquisas relacionadas.
  • Utilizar os recursos que o celular possibilita, com o uso da internet.
  • Construir os conceitos de raça, etnia, preconceito e racismo, para a partir daí produzir materiais de divulgação que apresentem imagens positivas da população negra e mestiça;
  • Refletir a respeito do racismo e da valorização da diversidade étnico-racial.
Metodologia:

Disciplina: História.

1º momento.

Observação: Utilizar o celular com acesso à internet como principal via de pesquisa e construções dos trabalhos propostos.

1. Estudo da sociedade brasileira do início do século XIX a partir das pinturas do francês Jean-Baptiste Debret. Pesquisar sobre tal pintor no site
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=688 .E responder: O que o artista achou de tão “pitoresco” no Brasil?

2. Em seguida abrir uma roda de conversa para discutir as obras do pintor e o que se percebe, e se ainda há alguma semelhança com o que veem nos dias atuais, o que mudou, o que continua e o que se pode fazer?

3. Leitura do texto “Ontem e hoje: o negro no Brasil”, retirado do site do IBGE. Propor que pesquisem, orientando quando necessário, seguido de uma leitura e após propor que falem o que compreenderam.

Disciplina: Artes.

2º momento.

1. Leitura de imagem e trabalho descrevendo e interpretando a obra: Operários (1933), da artista Tarsila do Amaral. Propondo que as próprias crianças pesquisem nos seus aparelhos (Celular).

Em seguida discutir sobre o que eles viram e qual a relação com o trabalhado na aula de história do primeiro período.

2. Releitura da obra de Tarsila do Amaral, refletindo sobre as pessoas da pintura, considerando que são diferentes e que cada uma possui uma etnia, raça e gostos, que formam a sua identidade. Trazendo para essa reflexão a importância do respeito e a fortificação de que todos são iguais e merecem as mesmas oportunidades.

3. Propor que façam um desenho, texto, poesia ou o que tiverem mais aptidão usando o celular, relacionado com o estudo feito até aqui.

3º momento:

Propor que formem grupos e façam cartazes relacionados ao tema, colocando o que produziram no celular e juntos pesquisem coisas que achem interessantes para apresentarem a turma junto aos cartazes que produziram, usando a criatividade e o celular de forma preferível pelo grupo (músicas, comidas, curiosidades).

Após propor o trabalho, colocar a música Loirinha Bombril, dos Paralamas do Sucesso, com intuito de promover discussão e reflexão a respeito da diversidade étnica brasileira.

Em seguida, mãos à obra (45 minutos), após o trabalho concluído, apresentação dos trabalhos feitos e finalizar a aula parabenizando os alunos, e fazer uma auta avaliação da aula e do que foi aprendido, e expor o trabalho produzido para que todos possam ver, finalizando assim a aula.

Recursos didáticos:

Internet, celular, cartolina, pinceis, lápis de colorir, caixa de som, pincel para quadro, lápis de escrever e borracha, pendrive.

Avaliação:

Como critérios serão considerados os índices de envolvimento do aluno na atividade, seu empenho em participar das apresentações e suas atitudes de reconhecimento da importância do respeito à diversidade, será uma avaliação continua acerca de tudo que foi trabalhado na aula.

Referências bibliográficas:

PAPERT, Seymour (2008) - A máquina das crianças: repensando a escola na era informática. Tradução Sandra Costa. - Ed. rev. - Porto Alegre: Armed, 2008.

LEVI, Pierre (1998) – Tecnologia da inteligência. Tradução Carlos Irineu da Costa.

VENTURELLI, Suzete (2204) - Onde começa o humano, onde termina a máquina? (Pag. 11 a 21). Título: Arte: espaço-tempo-imagem. 1º ed.

Wikipédia, a enciclopédia livre. Visitado: dia 25-03-2019. Racismo.

Site: Https://educa.IBGE.gov.br. Visitado: dia 25-03-2019.

Site: Https://Sociedadeprotetoradosdesvalidos.blogspot.com - ONTEM E HOJE, O NEGRO NO BRASIL.

Música: Lourinha Bombril (original - 1996) – Paralamas do Sucesso.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Consciência negra.

                                            Fonte: Google imagens. O Dia da Consciência Negra foi escolhido por ter sido o dia da mor...